Nossa História

A história da Tropical começa lá em novembro de 1981, com Avelino Bastos, que aos nove anos já tentava fabricar as suas próprias pranchas com tábuas de passar roupa e quilhas de latão.

Extremamente apaixonado pela vibe do mar, se tornou shaper profissional e fundou uma das maiores fábricas de Pranchas de Surf do Brasil, que hoje conta com mais de 100k pranchas vendidas em todo o território nacional.

Conheça detalhes dessa trajetória

1981

É inaugurada a primeira fabrica da Tropical Brasil em Florianópolis/SC.

1982

  • Com os bons resultados das pranchas e da equipe de atletas montada pela Tropical Brasil no primeiro campeonato Olimpikus, e em tantos outros campeonatos que ocorreram na época, a marca recebe forte credibilidade e visibilidade em todo o país

  • Estabelecemos um novo ciclo de negócios no surf catarinense, através da fabricação de roupas.

1984

  • Avelino Bastos recebe o convite de levar a marca para as suas primeiras aparições em grandes revistas de surf, como Inside e Fluir;

  • Teco Padaratz, mais tarde campeão mundial da World Qualifyng Series (WQS), entra para o time da Tropical Brasil no auge dos seus 13 anos.

1988

Avelino Bastos projeta e constrói uma maquina de shape para as pranchas Tropical Brasil.

1992

  • Avelino Bastos desenvolve uma nova versão de máquina se shape SIRAP(Sistema Replicante de Alta Performance).

  • Flávio "Teco" Padaratz torna-se campeão mundial do WQS(World Qualifyng Series).

1993

Avelino recebe o seu primeiro prêmio de melhor shaper (designer) do ano, realizado através de uma pesquisa feita entre os leitores da revista Fluir. Que volta a se repetir nos anos seguintes por mais 7 vezes.

2000

Teco Padaratz encerra o ano como o melhor brasileiro no Circuito Mundial de Surf e passa a fazer parte da Diretoria da Tropical Brasil na área de desenvolvimento da imagem e produtos da marca.

2004

A Tropical passa a ser reconhecida pelo mercado como a melhor fábrica de equipamentos para surf, em particular, o antiderrapante Octo, que no ano seguinte recebe premiação pelo design do produto.

2015

Lançamento da tecnologia EPS/EPÓXI CWXes com as melhores espumas, longarinas, fibras e resinas do mercado, agregado a um processo tecnológico de última geração em fabricação de pranchas.

2016

A Tropical Brasil ultrapassa a marca de 100.000 pranchas produzidas.

2017

Lançamento da tecnologia STRINGERLESS Concept, que em função das fibras especiais tem uma flexibilidade resiliênte que auxilia na projeção e resposta das manobras, proporcionando desempenho máximo ao atleta.

2019

Lançamento da tecnologia STRINGERLESS Blade, que substitui a longarina, por uma série de reforços de fibra sintética e fibras estruturais.

2020

Lançamento da tecnologia Hero, pranchas pensadas para atletas iniciantes, com excelente resposta de flexibilidade e resiliência. Além disso, a tecnologia proporciona bastante flutuação e estabilidade, ideal para quem está dando os seus primeiros passos no surf.

A evolução da marca

1982

1985

1994

2000

2007 - Atual

Tecnologias

Saiba mais
Saiba mais
Saiba mais
Saiba mais