Como variar as pranchas de surf pode ajudar na sua evolução

como-variar-as-pranchas-de-surf-pode-ajudar-na-sua-evolucao

Se você já está sabendo os seus limites dentro do mar, entende os seus movimentos, sabe como dominar a sua prancha e inclusive já consegue realizar algumas manobras, parabéns, você já pode ser considerado um surfista intermediário.

E se é nessa condição que você se encontra, tenho certeza de que a construção do seu primeiro quiver é um tema que envolve muitas dúvidas…De um lado você só encontra pranchas de surf com baixa litragem e com pouca “carne” no meio e no bico, que parecem se encaixar apenas para surfistas avançados. Do outro lado encontra pranchas de surf grossas e com outline mais arredondado, que parecem servir apenas para iniciantes. 

Além disso, ainda não está muito claro para você sobre:

  • Quantas pranchas de surf deve ter?
  • Como cada modelo de prancha pode te ajudar a evoluir no surf?
  • Como ter um quiver básico, mas que contemple tecnologia, qualidade e performance, sem gastar muito?

Em outras palavras, como se divertir sem abrir mão da sua evolução? Então vem com a gente nesse swell de dicas que vão te ajudar a esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Porque ter um quiver?

Para quem está na fase iniciante do surf, um quiver realmente não vai ser necessário, a prancha certa para o seu peso e altura é que farão diferença.

Mas, se você já se encaixa no nível intermediário ou quer ir pra lá, ter pelo menos três pranchas de surf será essencial.

Veja alguns motivos:

  • Você consegue surfar em diferentes condições do mar
  • Ter novas percepções das ondas
  • Aprender diferentes manobras
  • Desenvolver novas habilidades, afinal, a forma de surfar muda de acordo com o equipamento que está sendo usado

Então, se você muitas vezes deixa de cair na água porque acha as ondas muito pequenas ou rápidas, com a prancha certa, nunca vai existir mar ruim, sempre vale a queda!

E quanto mais você surfar em diferentes condições do mar, maior será a sua evolução e percepção do surf.

Veja abaixo alguns modelos que com certeza vão fazer diferença no seu quiver e te proporcionar um surf mais divertido, com um excelente custo benefício e uma evolução gradativa, sem sair de uma prancha muito gordinha direto para uma muito fina.

Excelente opção para ondas pequenas, a Vum-Ovum é um modelo de Funboard e ideal para quem procura mais conforto na remada e estabilidade.

Além de fácil transporte devido ao tamanho e peso. Excelente opção para aqueles que não estão a fim de disputar muito na remada com o Crowd. Encaixes com quilhas padrão FCS ou FCS2 com utilização de parafusos.

Concept Surfácil: com volume de 6 a 7 pés, rabeta round e fundo duplo concave, o design da Surfácil segue a linha de funboards, facilita a entrada na onda e mantém a estabilidade no drop e bottom turn, proporcionando uma rápida evolução no surf.

Concept Boost: ideal para ondas médias, a Boost vai de 6”8 a 6”10 pés e foi desenvolvida para surfistas que precisam de uma remada confortável, sem abrir mão das manobras e velocidade.

Tem dimensões bem amplas, mas continua tendo as características de performance das pranchinhas, desempenhando bem em diferentes condições de onda.

Indicada também para surfistas iniciantes devido ao bom volume e estabilidade. O fundo é CONCAVE + VEE e o sistema de quilhas TRI FIN. Encaixes com quilhas padrão FCS ou FCS2 com utilização de parafusos.

CWXES Facinha: se você está no nível intermediário de surf, ou voltando a surfar e quer elevar a performance do seu surf, essa é a prancha ideal. 

A Facinha acompanha a nova tendência de FLAT DECK, gerando um volume extra com pouca espessura de longarina. Com uma área de bico e rabeta um pouco mais largas, aliado ao outlline mais paralelo, proporciona uma boa estabilidade e instiga você a se arriscar nas manobras, para evoluir rapidamente.

O fundo é CONCAVE, a rabeta SWALLOW e o sistema de quilhas TRIFIN. Encaixes com quilhas padrão FCS ou FCS2 com utilização de parafusos.

Tropical Brasil WT Sigma: ideal para ondas médias, de 1 a 2,5 metros onde as condições já são mais exigentes e é necessária mais remada, estabilidade e velocidade.

Tem o DOMED DECK acentuado para permitir bom volume na longarina e BORDAS BAIXAS. O fundo FULL CONCAVE oferece boa estabilidade e velocidade, a rabeta é ROUND com sistema de quilhas MULTIFINS que permite variar entre QUAD e TRI de acordo com a condição das ondas e a afinação do surfista.

Encaixes com quilhas padrão FCS ou FCS2 com utilização de parafusos.

Quer entender qual o quiver ideal para o seu objetivo?

Essa pergunta é muito importante…Pontos como:

  • Onde você irá surfar?
  • Com qual frequência você surfa
  • Qual o seu nível de surf
  • Sua altura e peso

Farão toda a diferença na hora de montar o seu quiver. Fale com o nosso time de especialistas e receba a orientação certa baseada no seu perfil, clique no botão abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *