Qual a prancha ideal para evoluir no surf?

Qual a prancha ideal para evoluir no surf?

Você também fica inseguro no momento de escolher a prancha ideal para evoluir no surf?

Todo surfista pode ter um quiver diverso que proporcione surfar em diferentes condições do mar, e esse hábito irá proporcionar um aprendizado, uma evolução e uma percepção do surf diferente, já que existe pranchas adequadas para cada uma das condições do mar: onda pequena, onda grande, cavada, cheia etc.

Então, vamos entender melhor essa questão?

Caso você esteja começando, deixaremos abaixo o significado de alguns termos que iremos utilizar ao longo do conteúdo, e se precisar consultar, é só voltar aqui. Confira!

Mini Glossário

  • Flat – Quando o mar não tem ondas, está liso;
  • Quiver – conjunto de pranchas de um surfista;
  • Shaper – É o designer que projeta as pranchas de surf;
  • Cutbacks – manobra que desce em “S” para aproveitar a energia da onda. Essa é uma das manobras mais essenciais e primárias do surf.
  • Affordance – domínio da prancha durante o surf
  • Pés e polegadas: unidades de medida das pranchas;
  • 1 pé = 30,48 cm = 12 polegadas;
  • 1 polegada = 2,54 cm, ou seja, uma prancha de 6’0’’ tem 6 pés e 0 polegadas, que se equivale a 1,82m.

Como variar entre diversos tipos de pranchas pode ajudar na sua evolução

Durante a fase inicial de aprendizagem do surf, normalmente o surfista irá usar pranchas que possuem um outline muito parecido, variando apenas em volume e medidas. Inclusive, falamos melhor sobre pranchas, dando enfoque para iniciantes, no texto “Como escolher a melhor prancha de surf”

Acontece que, na medida que você evoluir no surf do nível iniciante para intermediário, outros fatores começam a ser percebidos (além de: remar, dropar e ficar estável sobre a prancha), são eles:

  • Entender a movimentação do mar;
  • Dominar a sua prancha (affordance);
  • Distribuir corretamente a pressão na prancha durante os movimentos; e 
  • Realizar manobras de nível intermediário, como: batidas, rasgadas e cutbacks.

Portanto, usar de prancha baseando-se na condição do mar e no desafio que você está buscando, facilitará que essa evolução aconteça. Mas, vamos ver como isso acontece na prática…

Como cada modelo de prancha pode te ajudar a evoluir no surf?

  • Longboard / Pranchão (9 a 12 pés): ideal para ondas fracas e/ou para iniciantes. Pois, antes de realizar as manobras, você precisa ter estabilidade, controle, consciência corporal e gerar velocidade. 

    Vale lembrar que surfistas intermediários e avançados também costumam se divertir muito utilizando o pranchão, especialmente em dias de ondas menores.

    Além disso, é possível surfar em alta performance com um long, inclusive, existem circuitos na WSL voltados para essa modalidade…muitos começam por aqui e depois não querem mais largar essa paixão.
  • Softboard (5 a 8 pés): modelo ideal para quem está iniciando no surf, mas a sua usabilidade permite que você siga utilizando-a após ficar mais experiente, e consegue brincar com a prancha nos dias que o mar estiver menor.

    Além disso, para quem começou a surfar com um pranchão, as softs servem como uma transição entre a Longboard e a Shortboard, já que não são tão extensas quanto o pranchão e nem tão instáveis quanto as pranchinhas.
https://www.tropicalbrasil.com.br/categorias/pranchas-de-surf/hero-soft/

As pranchas Hero são ótimas opções de softboards. Veja os principais diferenciais dela: 

  • Leveza: uma prancha composta por uma série de materiais diferenciados que fazem dela confortável para carregar, mas ao mesmo tempo resistente e durável.
  • Variedade de tamanhos: hoje a Hero possui quatro opções de tamanhos (5’0, 6’0, 7’0 e 8’0), que possibilitam desde o uso infantil até o adulto. 
  • Mais flutuação: os materiais que compõem a Hero flutuam melhor na água, e devido ao seu formato soft, ela é mais flexível para se moldar as curvas das ondas. 
  • Usabilidade: a Hero tem o melhor custo-benefício do mercado. Apesar de ser excelente para iniciantes, você pode utilizá-la por um bom tempo após adquirir experiência.
  • Funboard (6 a 8 pés): essa prancha vai te ajudar a pegar movimento de quadril e a se posicionar na onda, para realizar cavadas de forma mais rápida que um pranchão, além é claro de ser um pouco menor e mais leve (fácil de carregar, transportar etc).
  • Shortboards / Pranchinha (5 a 7 pés): São as pranchas mais populares, e que costumam proporcionar mais agilidade ao surfista. Elas podem apresentar os mais diferentes  outlines oferecendo combinações para as mais diferentes condições e estilos de surf. Contudo, de uma forma geral, todas elas (em maior ou menor grau) vão te ajudar a fazer a troca de bordas e consequentemente a alterar a direção na onda, para assim realizar manobras mais inovadoras e progressivas. Além de tudo, pranchinhas são as que mais vão te ajudar a aprimorar a conexão entre uma manobra e outra.
  • Fish (menos de 7pés): esse outline é perfeito para quem já está em nível intermediário, indo para o avançado, e busca mais ousadia, estilo e irreverência nas manobras do que a performance de uma pranchinha tradicional.

    Nem todas as marcas usam essa nomenclatura para o modelo, mas é bem fácil de identificar através da sua característica mais marcante: uma rabeta larga do tipo swallow (formato de rabo de peixe).

    Na nossa linha de construção Concept, temos os modelos abaixo que são ótimos exemplos de Outline Fish:

Svelge: design criado pensando nos dias de marola, sem perder velocidade e drive.

Twin Tuare: prancha para ondas mais cheias que pode ser usada também em dias maiores, trocando a configuração de quilhas.

Iska: boa remada, velocidade e drive, funciona bem em dias menores e suporta dias maiores.

  • Evolution (6’4 a 6’11 pés): modelo perfeito para quem busca evoluir no surf de forma gradual, das pranchas iniciantes (softboard, funboard ou pranchão), para as pranchinhas.

A nossa prancha Concept Boost, um bom exemplo de outline Evolution, é ideal para surfistas que precisam de uma remada confortável, sem abrir mão das manobras e velocidade.

Tem dimensões bem amplas, mas continua tendo as características de performance das pranchinhas, desempenhando bem em diferentes condições de onda. Indicada também para surfistas iniciantes devido ao bom volume e estabilidade. 

Diversão sem abrir mão da evolução

“se o mar tá ruim eu fico em casa”, esse pensamento vai estagnar a sua evolução no surf. Com a prancha certa, nunca vai existir mar ruim, sempre vale a queda! Por exemplo, naqueles dias de ondas pequenas, ter no quiver uma prancha com mais flutuação te proporcionará mais diversão.

Mas, em dias de ondas mais sólidas, ter em mãos pranchas que te proporcionem mais velocidade e projeção será ideal para a sua evolução.

E por falar em diversão sem abrir mão da evolução, a nossa linha de pranchas Concepts foram desenvolvidas pensando exatamente nisso.

Com um dos melhores custos benefícios, todos os modelos Concepts possuem configuração de quilhas removíveis. Isso te dará a possibilidade de utilizar o mesmo outline com funcionamentos diferentes. 

Além disso, a Concept é uma prancha STRINGERLESS, ou seja, substitui a longarina por uma série de reforços de fibra sintética e fibras estruturais. 

O produto final é uma prancha leve, muito resistente e com flexibilidade controlada que proporciona o máximo de desempenho.

Clique no banner abaixo e saiba mais!

E fora da água, como evoluir no surf?

Cada etapa do surf requer um preparo diferente do corpo, como força, resistência, explosão muscular, flexibilidade e apnéia. Consequentemente, para cada uma dessas capacidades físicas, haverá um treino ideal.

Acesse o nosso conteúdo sobre preparação física para surfar melhor e continue evoluindo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *