Como saber o seu nível de surf? Iniciante, intermediário ou avançado

como-saber-o-seu-nivel-de-surf-iniciante-intermediario-e-avancado

O universo do surf é totalmente conectado, todos os assuntos se interligam e complementam, por exemplo,  para você escolher a sua prancha, uma das coisas que precisará saber é qual o seu nível de surf. 

Como muitos outros esportes, o surf tem três níveis de habilidades: iniciante, intermediário e avançado. Vamos entender quais as principais características de cada um desses níveis? Continue acompanhando o nosso conteúdo.

Ah, antes de seguirmos, gostaria de indicar para você outros conteúdos relacionados aqui no nosso blog:

Nível de surf 1: iniciante

O surfista iniciante é aquele que nunca surfou, independente da idade ou condicionamento físico.

Algumas características que podem definir o surfista iniciante é o fato de ele estar aprendendo a:

  • Remar
  • Ficar em pé na prancha
  • Descer reto na onda
  • Surfar na espuma
  • Pegar a parede
  • Controlar a prancha

Dicas para ajudar na sua evolução!

Quem está começando no surf, precisa se preocupar com a flutuação e a estabilidade que a prancha oferece. Existem três principais tipos de pranchas indicadas para iniciantes, pensando nessas características:

  • Softboard: as softboards são as pranchas ideais para quem está começando, por ser uma prancha com bastante flutuação, ela gera muita estabilidade, facilita a remada e a entrada em ondas, pontos de extrema importância para a sua evolução no esporte. Seus tamanhos variam entre 5’, 6’ e 7’. Além disso, é uma prancha mais macia, proporcionando mais segurança contra impactos, e facilidade para transportar e armazenar o equipamento, além da durabilidade muito maior que as pranchas tradicionais rígidas. E ela é indicada para todas as idades.
nível de surf: pranchas de surf para iniciantes
  • Funboard: são um pouco maiores, proporcionam menos velocidade e manobras menos potentes. A vantagem dessas pranchas está na sua estabilidade e a facilidade que dá para entrar nas ondas. O tamanho varia entre 7’’ a 8’.
  • Longboard (ou pranchão): essas são pranchas extremamente estáveis e com boa flutuação, já que são maiores e mais largas. Elas tornam fácil a entrada nas ondas, com tamanho a partir dos 9’. 

Dentro de cada um desses tipos, existem subdivisões. Mas, para você que está iniciando, entender esses três já é suficiente. Não vamos complicar!

Para entender como escolher a sua prancha para iniciante, baixe o nosso e-book gratuito.

Outras dicas que podemos dar para os surfistas iniciantes são: 

  • Você pode aprender a surfar sozinho, mas irá muito mais longe se tiver ao seu lado alguém comprometido com o seu aprendizado e que irá te motivar a seguir evoluindo, por isso, recomendamos fortemente que os surfistas iniciantes façam aulas de surf em escolinhas especializadas
  • Além disso, pratique muito a sua habilidade de natação e apnéia, para não se apavorar quando cair e saber como se virar dentro do mar com mais segurança.

Nível de surf 2: intermediário

Se você já está na fase intermediária, saberá pontos como:

  • Seus limites, saber até onde pode ir
  • Entende a movimentação do mar
  • Tem noção de como dominar a sua prancha
  • Sente o seu corpo ao longo dos movimentos
  • Consegue realizar manobras como batidas, rasgadas e cutbacks, manobra que consiste em descer a onda realizando um “s” para acompanhar a parte de maior energia da onda. Essa é uma das manobras mais essenciais e primárias do surf

O surfista intermediário está na fase de experimentar coisas novas e se desafiar mais. Isso significa que: GO PRÓXIMO NÍVEL DE SURF!!

Nível de surf 3: avançado

Se você é um surfista avançado, com certeza você já sabe disso rsrsrs

Nessa fase, brother, o céu é o limite…ops, o mar!

O surfista avançado consegue dominar a prancha para ganhar velocidade na onda, consegue acertar muito mais manobras do que no nível anterior, pois aqui ele já tem muito mais o “molejo” do surf.

A nossa dica aqui para você é: estude e se aperfeiçoe com algum tutor sobre memória muscular, para aprimorar os seus movimentos e não educar o seu corpo a realizar as manobras de forma errada e acabar gerando lesões a longo prazo, ou dificultando a sua evolução no esporte.

E aí, deu para entender melhor qual nível de surf você se encontra? Então siga-nos nas redes sociais para acompanhar mais novidades do universo do surf.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *