Benefícios do surf e por que ele pode ser um antidepressivo natural

beneficios-do-surf-e-por-que-ele-pode-ser-um-antidepressivo-natural

Os benefícios do surf vão muito além do condicionamento físico. Eles começam, antes de tudo, na preparação e concentração mental.

É comum ouvirmos por aí que a depressão e a ansiedade são as doenças do século, afinal, nós estamos cada vez mais expostos a uma cultura imediatista, que faz parecer que estamos em um eterno presente, gritando para que tudo seja resolvido dentro de 24h.

Sobretudo, a ansiedade e a depressão refletem em noites mal dormidas, palpitação, pensamentos indesejados, irritabilidade e tensão muscular. E pasmem: a psicologia do esporte possui diversos dados e pesquisas que contribuem cientificamente para o incentivo a prática esportiva em tempo livre. 

Ao longo deste texto, você encontrará os seguintes tópicos:

  • Dados alarmantes
  • Psicologia do esporte e a saúde mental
  • Outros importantes benefícios do surf 
  • 1. Melhora a respiração
  • 3. Contato com a natureza
  • 4. Inclusão e pertencimento
  • 5. Saúde física

Continue acompanhando para saber mais!

Dados alarmantes

Pesquisas recentes da OMS mostram que nos próximos 20 anos, a depressão será a doença mais comum do mundo. E, infelizmente, o Brasil está no topo do ranking dos países com o maior número de casos dessa doença.

Psicologia do Esporte e a Saúde Mental

A psicologia do esporte diz que a prática esportiva faz com que organismo libere dois hormônios muito importantes para o tratamento de doenças como a depressão, uma delas é a endorfina, muito conhecida como “hormônio da alegria”, ela gera uma sensação de prazer e euforia em quem a recebe. Além disso, outro hormônio essencial para o bem-estar psicológico é a dopamina, que promove efeitos analgésicos e tranquilizantes. 

A iniciação esportiva no surf ou a prática em tempo livre, gera no surfista diversos efeitos psicológicos, que dificilmente terão relação com medo e tensão, já que a sua prática ocorre ao ar livre, estimulando a produção da serotonina, um importante neurotransmissor atuante na regulação do humor e da temperatura corporal. Todos esses fatores são um convite à reflexão e concentração nos movimentos necessários, fazendo com que o surfista esvazie sua mente de todos os problemas.

Além disso, há estudos que mostram um crescimento das células nervosas na região do cérebro que é responsável pela memória e humor, em quem tem na sua rotina a prática de esportes físicos, e aqui nós não estamos falando exclusivamente do surf.

Outros importantes benefícios do surf

O Brasil conta com mais de três milhões de surfistas, tanto profissionais, quanto free surfers, e um estudo divulgado pelo portal “Observatório do Surf”, que buscava entender o perfil desses surfistas, revelou que 6,1% dos praticantes, escolheu o esporte por conta dos benefícios do surf.

Veremos na sequência mais detalhes destes benefícios:

Melhora a respiração

O surf é repleto de técnicas de natação e momentos de apnéia, além de todo o esforço cardiovascular que fortalece o tônus muscular da cadeia respiratória, promovendo também o alívio do estresse e diminuição da ansiedade, que acontecem quando se adota uma respiração consciente. 

Contato com a natureza

Nós somos seres terrestres, e faz parte da nossa vida observar coisas como arquitetura, calçamentos, o solo em que pisamos…Mas, com o surf, você irá desenvolver outros estados sensoriais, irá observar as fases do mar, a iluminação do dia, a incidência do sol, as fases da lua, os ventos, e muitos outros fatores naturais.

Ou seja, aos poucos você se torna quase um ambientalista. A paixão pela vibe litorânea é inevitável.

Inclusão e pertencimento

Antes de tudo, sabe-se que é comum que as pessoas com princípios depressivos acabem se isolando da sociedade. Através do surf, você estará sendo inserido em uma nova comunidade e fará novas amizades, a famosa “mudança de ares”.

Portanto, o surf não é apenas um esporte, é uma grande família acolhedora!

Saúde física

Deixamos essa para o final pois é a mais conhecida, e virá como consequência de todo o seu esforço em cima da prancha, estimulando sua coordenação e equilíbrio!

Por fim, todos esses benefícios do surf que nós citamos aqui, fazem com que o tratamento contra a depressão seja otimizado, promovendo várias mudanças de hábitos e contribuindo para a cura e também para a prevenção.

E aí, te convencemos a se aventurar no surf? Dê o primeiro passo, que o restante é consequência! 

One thought on “Benefícios do surf e por que ele pode ser um antidepressivo natural

  1. Pingback: Preparação física para surfar: o surf começa fora da água

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *